www.ibnlugardevida.com.br

Família, plano divino para reformar as geografias:

“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3).

Família, plano divino para reformar as geografias.

Será um ano diferente porque você agirá diferente, e, com certeza, tudo a sua volta ganhará mais vida. Mudanças de atitude gerarão novidades na nossa geografia.

Passagem da Semana

O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:"Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez". Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto...

Ver a passagem completa

Comparilhe

Estudo das Células

O que fazer quando erramos Lucas 15.11-24

Data: 04/05/2020

Introdução: Errar faz parte do processo de crescimento. Ninguém aprende a fazer certo sem primeiro errar. Aquele que diz que nunca cometeu um erro é mentiroso (I João 1:10). O problema não é errar. O problema maior é o que fazemos depois que reconhecemos que erramos. Muitos decidem permanecer no erro; outros tentam arrumar desculpas para o erro, tentam justificar, mascarar; nem todos reconhecem, arrependem-se e mudam. O texto nos conta a história de um filho que tomou uma decisão errada, mas, reconheceu o erro, e procurou mudança.  Este texto nos ensina bem o que devemos fazer quando erramos.

4 LIÇÕES SOBRE O QUE FAZER QUANDO ERRAMOS.

1ª Lição: Admita o erro (v.17) ...então, caindo em si...

 Admitir o erro é o primeiro passo para procurar o caminho certo, aquele que nunca reconhece seus erros, jamais ira provar mudanças em sua vida, a primeira decisão que o filho pródigo tomou para o caminho da regeneração foi admitir o seu erroPERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para reconhecer um erro? Orgulho, teimosia, medo de assumir o erro.                                      Um exemplo: Zaqueu quando foi acusado de ser um pecador (ladrão), ele não deu desculpa para o seu erro, mas disse que estava disposto a devolver quatro vezes mais o valor extorquido (Lc 19:8)

2ª Lição: Decida mudar (v. 18) ...eu me levantarei, e irei...

Você tem que estar realmente decidido a mudar. Tem que escolher fazer a coisa certa. Só após a sua decisão de mudança, Deus começará a operar para te ajudar a mudar o que precisa ser mudado. PERGUNTA: Você já teve a experiência de ser liberto de algo que o escravizava, através de uma decisão radical. (com a ajuda de Deus)?

3º) Humilhe-se quando for preciso (v.19) ...já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus trabalhadores...

Em Pv 15:33 diz que a humildade precede a honra, ou seja, a humildade abre a porta para recebermos tanto o favor de Deus, quanto o favor do homem, por isso, sempre quando agimos mal com alguém, temos que humildemente reconhecer nosso erro e pedir perdão. PERGUNTA: Você acha que pedir perdão por um erro, é um ato de humilhação?

4º) Tome uma atitude. Aja. (v.20-21) ...então, levantando foi para seu pai...

Muitos reconhecem o erro, mas nunca fazem nada. Nunca tomam uma atitude para mudar e deixar o erro. Outros até começam a agir, começam a mudar, mas não perseveram, não permanecem.  Se você decidiu mudar tome uma atitude. Comece hoje, não espere amanhã. PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer quando precisamos tomar uma atitude, mas não conseguimos? Resposta sugerida: Peça ajuda a Deus; peça ajuda para uma pessoa de confiança; seja determinado; persevere.

Conclusão: Se você precisa abandonar o erro, aproximar-se de Deus, decida fazer isso já e aja. Se você sente que as coisas não estão boas e precisa acontecer uma mudança, não adie mais, decida e aja. Volte para Deus, procure a Ele.        

 

 

 

 

Veja Também