O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:"Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez". Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto...
Ver a passagem completaData: 08/01/2018
O QUE É A UNIDADE
A “unidade” é mais forte do que a “união”. Podemos estar unidos e não ser “um”. O exemplo das batatas nos esclarece essa afirmação. Podemos ter um saco de batatas, que, juntas, estão em união, porém, cada batata continua tendo a sua própria individualidade.
Para termos o princípio da “unidade” aplicado às batatas, isto é, para que elas se tornem “um”, ou para que sejam uma unidade apenas, então teremos que fazer delas um “purê”. As batatas deverão ser descascadas, cozidas, amassadas completamente… No “purê” teremos verdadeiramente a unidade das batatas. Ninguém distinguirá qual a maior batata que foi amassada no purê. Ninguém enxergará qual a menor batatinha… Todas se tornam iguais na forma, na cor e com o mesmo paladar… Isto é unidade (1Co 10.17).
Na igreja ou na célula, não nos basta estar juntos no mesmo ambiente, recebendo individualmente a mesma influência benéfica da presença de Deus nos cultos. É necessário, porém, que estejamos realmente envolvidos com nossos irmãos (1Jo 3.16). Que nos amemos, não de boca ou de palavras, conforme nos diz o apóstolo João, mas de fato e de verdade (1Jo 3.18).
O “PURÊ” E A UNIDADE
Nessa figura das batatas, primeiramente, as batatas precisam ser “descascadas”. O que isso poderia significar? É necessário que toda “casca”, que nos separa uns dos outros, seja tirada. Às vezes temos conceitos errados a respeito uns dos outros. Olhamos para alguém e achamos que aquela pessoa não gosta de nós, ou que não gostamos dela, sem que haja uma razão. Temos nossas “cascas” de proteção e não queremos nos envolver com os outros ao nosso redor. Pense um pouco e veja se há barreiras entre você e algum irmão; se há algum “pré-conceito” que precisa ser removido de sua vida agora.
Em seguida, o fogo irá cozinhar todas as batatas descascadas, tornando-as “macias”. Tanto o fogo do Espírito de Deus, quanto o fogo das provações da vida nos mostram como somos frágeis e dependentes uns dos outros. Então vem o instrumento que amassa, fazendo o “purê” agradável a Deus que é a unidade dos irmãos.
Paulo compara a Igreja com o “corpo humano”, onde todos têm a sua função e são importantes à vida em todos os sentidos (1Co 12.12-31). Observe que cada irmão na célula tem virtudes diferentes. Perceba que o Senhor tem usado, com graça, cada um para fazer crescer o Reino de Deus.
Vamos orar agradecendo ao Senhor pela vida de nossos irmãos e pedindo para que sua célula seja unida de coração, numa vida em amor e compreensão.