O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:"Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez". Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto...
Ver a passagem completaData: 23/09/2019
Introdução: Vivemos no mundo do imediatismo, tudo
tem que ser na hora e do nosso jeito. Isso é tão forte em nossas vidas que transportamos essa realidade para nossas petições a Deus. Queremos algo e queremos agora! No entanto, podemos perceber na Palavra de Deus várias situações em que, Jesus, ao ser solicitado para realizar um milagre, não fazia de forma instantânea. No caso do texto que introduz este estudo, Jesus chegou em Betânia 4 dias depois que Lázaro havia sido sepultado. Foi assim também com Abraão, que teve que esperar 20 anos para ver o cumprimento da promessa de que sua esposa teria um filho. Existe um intervalo entre a promessa e o milagre, e nem sempre ele é curto. Permanecer firme em oração nesse intervalo é um teste de fé e pode ser duro.
Odiamos esperar engarrafamentos, filas de banco e atendimentos em hospitais, queremos nossos problemas resolvidos imediatamente. Um bom exemplo de espera foi do povo de Israel guiado por Moisés no deserto, uma jornada que deveria ser feita em aproximadamente 40 dias, pelo plano de Deus levaria 2 anos, mas, por causa da murmuração, incredulidade e dureza do coração deles, foi concluída em 40 anos. Em Deuteronômio 8.2, podemos ver por que o Senhor permitiu que ficassem tanto tempo ali: para prová-los e para ver o que tinham no coração. PERGUNTA: Qual o sentimento que mais alimentamos em nosso coração durante o tempo da espera do milagre? São os mais diversos, (deixe as pessoas participar). Ex. Esperança, ansiedade, angústia, medo, incerteza.
A chave para vencer a provação do tempo é corrermos contra todos os obstáculos sempre com os olhos mantidos no alvo. Em Tg 1.2-4 o autor fala que a provação nos tornará íntegros e perfeitos. É o mesmo princípio defendido pelo apóstolo Pedro em sua primeira carta, 1 Pe 1.6-7. Quando não entendemos esse princípio começamos a tentar “ajudar” a Deus, foi o que Abraão fez, ele não conseguiu esperar e teve um filho de uma serva de sua esposa, sendo que a promessa é que ele teria um filho com sua esposa. Esse tipo de atitude nada mais é que obra da carne. PERGUNTA: Alguém já enfrentou sérios problemas por não saber esperar o tempo de Deus?(Se alguém responder afirmativamente, pergunte para a pessoa se ela pode compartilhar com a célula). AJA POR FÉ E NÃO POR VISTA – 2Co 4:18 – 2Co 5:7
Muitas pessoas esperam pelo cumprimento da promessa, mas não se preparam para o milagre. Certa vez, uma igreja estava fazendo uma semana de oração para que Deus fizesse chover, pois passavam por um longo período de seca. No dia da primeira reunião de oração o pastor mandou todos os que não tinham levado guarda-chuva voltarem para casa. PERGUNTA: Como você tem se preparado para a chegada do seu milagre?
Obediência à Palavra de Deus é um ingrediente essencial para que um milagre aconteça. Tudo que Deus nos promete é possível (Lc 1.37); todavia, nem sempre vai acontecer da forma que imaginamos. Foi assim que Pedro foi surpreendido por Jesus depois de uma noite inteira sem ter conseguido pescar nada. Em Lc 5.4-6, Jesus lhe dá um comando para pescar e ele afirma que apesar de ter sido uma noite improdutiva, ele lançaria a rede por que estava fazendo aquilo sob a palavra de Jesus. PERGUNTA: Deus já lhe mandou fazer alguma coisa que você julgou ser absurda; porém você obedeceu e, por isso, recebeu o seu milagre? Compartilhe!!!
CONCLUSÃO: Entre a promessa e o milagre, é o tempo de esperar, e é sobre a Palavra do Senhor que apoiamos nossa fé, mas ela precisa ser acompanhada de obediência. Seguir a Deus é essa deliciosa experiência de viver pela fé. Use sua fé, obedeça a Deus e seja surpreendido!!!!