www.ibnlugardevida.com.br

Família, plano divino para reformar as geografias:

“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3).

Família, plano divino para reformar as geografias.

Será um ano diferente porque você agirá diferente, e, com certeza, tudo a sua volta ganhará mais vida. Mudanças de atitude gerarão novidades na nossa geografia.

Passagem da Semana

O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:"Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez". Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto...

Ver a passagem completa

Comparilhe

Estudo das Células

Perdidos na casa do pai– Lucas 15.25-32

Data: 20/04/2020

Quebra-gelo: Você já ficou ressentido e indignado contra alguém sem motivo? Como se sentiu?

Introdução: O texto de Lucas 15:25-32, fala sobre o irmão do filho pródigo. O texto aponta o terrível perigo de estar na casa do pai, dentro da igreja, “obedecendo às leis”, cumprindo deveres, e ainda assim, estar perdido na casa do pai. O ressentimento e indignação do filho mais velho, fez com que ele se mostrasse tão perdido quanto o irmão pródigo que havia saído da casa. Hoje  vamos meditar no texto e aprender juntos características de um filho que está perdido dentro da casa do pai, e fazer um autoexame.

 CARACTERÍSTICA DE UM FILHO QUE ESTÁ PERDIDO NA CASA DO PAI:

 1. Vive dentro da igreja, mas não é livre – v.29

 Ele não vive como filho, mas como escravo. Faz as coisas certas com a motivação errada. Sua obediência não provém do coração, mas da obrigação. Ele nunca entendeu o que é ser filho. Nunca conheceu o amor do Pai. Muitos, também, estão na igreja por uma mera obrigação. Obedecem, mas não têm alegria. Estão na casa do Pai, mas vivem como escravos.PERGUNTA: Com suas palavras, o que é viver em liberdade?

 2. Vive dentro da igreja, mas está com o coração cheio de amargura –  v.30

 O filho mais velho irritou-se com a misericórdia do Pai. Ele não se alegrou com a restauração do seu irmão caído. Para ele quem erra não tem chance de restauração nem deve ser objeto de perdão. Mas a Palavra de Deus diz que quem não ama a seu irmão ainda permanece nas trevas. O ódio que ele sentia pelo irmão não era menos grave que o pecado de dissolução que outro cometera fora da igreja. O ressentimento que crepitava em seu coração o isolou do Pai e do irmão. Ele se recusou a entrar em casa para celebrar a volta do irmão arrependido, antes se encolheu magoado, revoltado, envenenado pela mágoa destruidora. PERGUNTA:Você já venceu amargura e ressentimento em sua vida? Como você venceu, e como se sentiu?

 3. Vive dentro da igreja, na presença do Pai, mas anda como solitário – v.31 ...filho, tu sempre estás comigo...

 Ele anda sem alegria. Está na casa do Pai, mas não tem comunhão com ele. Muitos também estão na igreja, mas não têm intimidade com Deus, não desfrutam da alegria da salvação, não experimentam as doces consolações do Espírito, vivem como órfãos, sozinhos, curtindo uma solidão dolorosa. PERGUNTA: Você já passou pela experiência de estar dentro da Igreja e se sentir solitário? Como você superou isto?

4. Vive dentro da igreja, mas não se sente dono do que é do Pai – v.31b ...todas as minhas coisas são tuas...

Ele era rico, mas estava vivendo na miséria. Tinha toda a riqueza do Pai à sua disposição, mas vivia como escravo. Era filho, mas não banqueteava com os seus amigos. Assim, também, muitos vivem na igreja sem experimentar os banquetes do céu, servindo a Deus por obrigação, sem desfrutar das riquezas do reino de Deus. PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos dentro da igreja não conseguem desfrutar das riquezas do reino de Deus.

Conclusão: O mesmo Pai que saiu para abraçar o filho pródigo arrependido sai para conciliar este filho revoltado. O arrependido, com o coração quebrantado, festejou a sua restauração; o outro ficou do lado de fora, perdido, com o coração endurecido. Porém a vontade do Pai era que os irmãos estivessem se alegrando juntos, assim como é da vontade de Deus que vivamos juntos como irmãos na casa do Pai, desfrutando de todas suas riquezas.

 

 

 

Veja Também