www.ibnlugardevida.com.br

Família, plano divino para reformar as geografias:

“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3).

Família, plano divino para reformar as geografias.

Será um ano diferente porque você agirá diferente, e, com certeza, tudo a sua volta ganhará mais vida. Mudanças de atitude gerarão novidades na nossa geografia.

Passagem da Semana

O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:"Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez". Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto...

Ver a passagem completa

Comparilhe

Estudo das Células

VENCENDO A SOLIDÃO – João 5:5-9 e Mateus 28:20

Data: 31/08/2020

Quebra-gelo: Você já se sentiu só em alguma situação?  Já teve a sensação de que ninguém te compreende?

Introdução: Muitas pessoas diariamente têm a sensação de que estão sozinhas, e a verdade é que muitas estão mesmo. Não gostariam de viver sozinhas, mas não tem ninguém que seja por elas. Um profeta bíblico de nome Elias teve essa sensação (I Reis 19:10) e o paralítico do texto de João 5 também.  A verdade, é que não precisamos lutar nossas lutas sozinhos. Muitos lutam sozinhos por escolha própria. Jesus disse que aqueles que entregam a vida a Ele e que decidem obedecê-lo, Jesus sempre estará com eles, eles nunca estarão sozinhos. Nesta noite vamos aprender juntos:

TRÊS PASSOS PARA VENCERMOS A SOLIDÃO:

  1º Passo - PRECISAMOS ACEITAR AJUDA. V.7 ...não tenho ninguém que me ponha no tangue....

No texto, Jesus pergunta ao paralítico se ele quer ser curado, parece uma pergunta óbvia, mas não é; muitos, mesmo precisando de ajuda, preferem manter o orgulho e esconder a necessidade. Muitos por medo ou vergonha preferem esconder seu problema a revelar que precisam de ajuda. Para vencermos a solidão, precisamos pedir ajuda a Deus e também a pessoas que possam nos ajudar. PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva uma pessoa a viver isolada e recusar ajuda?

 2º Passo – PRECISAMOS OBEDECER A PALAVRA DE JESUS - ...então lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda...

Há muitas pessoas dentro da Igreja que continuam vivendo solitárias. Aquele paralítico achava que só ficaria curado se entrasse no tanque. Jesus dá uma solução diferente, manda ele se levantar e andar. O que Jesus disse podia parecer absurdo para o paralítico, mas resolveu. Para vencermos a solidão, não basta apenas reconhecer a necessidade de ajuda de Deus e de pessoas, mas sobretudo, precisamos estar dispostos a viver segundo a Palavra de Deus. Leia Jo 15:5 e Ec 4:9-10 e peça para comentarem os versículos.

 3º Passo – VENCER A DESCONFIANÇA -

Muitas vezes a nossas más experiências podem nos levar a desconfiar das pessoas e até mesmo de Deus. Precisamos aprender lutar contra este tipo de sentimento e confiar em Deus e nas pessoas. O homem tinha tudo para duvidar de Jesus, era paralítico a trinta e oito anos e certamente foi muito rejeitado, e até ignorado, mas quando Jesus se manifestou a ele “como um homem”, ele venceu toda desconfiança e recebeu a ajuda de Jesus. PERGUNTE: Em sua opinião, como conseguimos ganhar a confiança de uma pessoa?

Conclusão: Nunca permita que a solidão prevaleça em sua vida, busque sempre ajuda de Deus e de pessoas que te amam. Lembre-se que a Bíblia nos ensina que o choro pode durar uma noite mais a alegria sempre virá pela manhã.

 

 

 

Veja Também