Estudo das Células
Desafiando os profetas de Baal Texto base: I Reis 18.21-39
Data: 30/08/2021
Você já se sentiu desafiado(a)?
Os profetas de Baal serviam a esta entidade cananeia chamada Baal, cujo nome significa Senhor ou dono da terra.
A mistura da fé judaica com a idolatria do povo cananeu chegou ao ponto de confundirem Baal com o Senhor Deus, o que foi duramente repreendido pelos profetas. Por isso o povo precisava decidir entre o Senhor e Baal. Os profetas de Baal hoje são representados por todos aqueles que querem nos ensinar o que não é fiel à Palavra de Deus induzindo a servir a dois senhores (Mateus 6.24) e aceitam as coisas do mundo (I Reis 16.30), que são contra Deus (Tiago 4.4). Por isso precisamos desafiar estes falsos profetas e nos posicionar diante do Senhor.
Mas como podemos nos posicionarmos como verdadeiros profetas diante de Deus?
1- O Cordeiro – confissão de pecados:
A primeira proposta de Elias desafiando os profetas de Baal é que providenciassem dois novilhos e poderiam preparar o seu novilho para o sacrifício primeiro. O que os profetas de Baal fizeram, mas não tiveram sucesso.
Toda vez que passamos por desafios em nossas vidas, nossa primeira atitude deve ser a de se posicionar diante do Senhor como seus servos, clamando ao “cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
Quem tem o Cordeiro vencerá (Apocalipse 17.14).
Sem o Cordeiro de Deus não é possível vencer!
Orar ao Senhor:
Elias desafiou os profetas de Baal para a oração e eles clamaram ao seu deus, mas depois de muito clamar, nada aconteceu . Porém quando Elias orou o fogo desceu do céu e consumiu o holocausto.
Precisamos aceitar o desafio da oração ensinado por Jesus, de que devemos fechar a porta do nosso quarto e orar a Deus em secreto (Mateus 6.6).A oração na vida do cristão deve ser constante.
Aceite o Desafio da Oração!
Aquietar-se no Senhor:
Elias ao desafiar os profetas de Baal manteve a tranquilidade, demonstrava a sua confiança em Deus. Deixou os profetas de Baal fazer o que quiseram até mancarem de cansados. Se você está sendo afrontado por profetas de Baal, confie no Senhor e não tenha medo, pois Deus está contigo. Deixa que clamem, manquem e se firam, como quiserem e saiba que nada de mal poderá te atingir.
Aquiete o seu coração confiando no Senhor!
Restaure o Altar:
Quando Elias viu que nada aconteceria por meio dos profetas de Baal, disse que chegou a sua vez de agir, então chamou o povo e restaurou o altar do Senhor.Não podemos adorar a Deus com os altares do mundo e sim com uma vida totalmente rendida a Cristo que morreu por nós.
Restaure o altar de sua vida!
O Rego de água – Creia em Milagres:
Como Elias, precisamos crer e provar a bondade do Senhor nosso Deus (Salmos 34.8). Quanto mais difícil for uma situação, maior será o milagre de Deus em nossas vidas.Nosso altar precisa ser irrigado de lágrimas em oração colocando “a boca no pó” (Lamentações 3.29) na presença do Senhor.
Creia nos milagres de Deus 6-
Espere a hora certa:
Elias foi paciente em todo o tempo. Esperou a manhã toda assistindo o clamor dos profetas de Baal. Sabia que o seu momento chegaria em seguida, por isso não se precipitou em interromper.Se você tem sido humilhado por profetas de Baal, espere que o Senhor te exaltará (Mateus 23.12).
Espere o tempo de Deus!
7- Obedeça à Palavra de Deus:
O profeta Elias fez tudo conforme a orientação de Deus e segundo à sua Palavra. Desde o horário da oferta de manjares, a restauração do altar com doze pedras representando as doze tribos até cada detalhe estava de acordo com a vontade de Deus.A palavra do homem pode ser contestada, mas a voz do Senhor ninguém resistirá.
Faça tudo de acordo com a Palavra de Deus!
CONCLUSÃO:
Não aceite Baal em sua vida. Reconheça que somente Jesus é o seu Senhor (Filipenses 2.9-11). O maior desafio a um cristão no mundo atual é uma vida de fidelidade a Deus em tudo, sem se conformar com este mundo (Romanos 12.1).
Busque o fogo de Deus!
Oferta: Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
Oração final: (Ofertas e pedidos)
Veja Também