www.ibnlugardevida.com.br

Família, plano divino para reformar as geografias:

“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3).

Família, plano divino para reformar as geografias.

Será um ano diferente porque você agirá diferente, e, com certeza, tudo a sua volta ganhará mais vida. Mudanças de atitude gerarão novidades na nossa geografia.

Passagem da Semana

O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:"Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez". Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto...

Ver a passagem completa

Comparilhe

Estudo das Células

Libertando-se dos Vícios Emocionais – Apego emocional – Salmos 63.8

Data: 25/09/2017

Perguntas de Quebra-Gelo: De 0 a 10, quanto você é apegado em seu celular?

Ao falar de vícios, estamos acostumados a nos referir a pessoas viciadas em drogas, álcool, cigarro, etc. Mas todos nós temos algum nível de vícios emocionais, alguns em um nível mais alto outros em níveis mais baixos. Alguns tem visitações cíclicas, períodos que vem e vão.

O que são os vícios emocionais?

Nosso cérebro trabalha registrando informações, positivas ou negativas, e produzindo substâncias químicas. Essas substâncias podem se tornar viciantes.

Vícios emocionais são hábitos adquiridos em qualquer idade, que são a solução para uma necessidade momentânea, mas que depois se tornam um padrão doentio de comportamento.

O vício emocional do apego.

Todos nós temos um nível normal e sadio de apego. Mas o apego deve ser no nível normal de uma pessoa adulta. Quando há um desequilíbrio nisso, o apego se torna um vício emocional.

O apego emocional é uma dependência ou Co dependência emocional, uma condição psicológica ou um relacionamento no qual o apegado se torna controlado ou manipulado. O apego emocional viciante pode ser relacionado ao passado, a pessoas, a coisas, a negócios e a animais.

O apego nos aflige, nos oprime, nos diminui e pode até nos adoecer. O apego nos esgota e abre o caminho para a depressão.

O vício em apegado emocional torna a pessoa “grudenta”. Agarra-se às pessoas de uma forma tóxicas. E quando o objeto do apegado não suporta mais o “grude” e se afasta, o apegado sente ter perdido um pedaço enorme de si.

Apego emocional, um desastre na alma do imaturo

Em 1 Samuel 18.1-4 Vemos o apego de Jônatas a Davi. Normalmente estudamos esse texto do ponto de vista da importância da aliança e fidelidade nos relacionamentos, mas neste estudo vamos observar que Jônatas anulou sua vida pessoal e familiar, a vida no palácio e o direito de ser rei para entregar tudo a outra pessoa a quem ele se apegou.

A Bíblia diz que Jônatas se apegou a Davi, mas observe que nenhuma vez diz Davi se apegou a Jônatas no mesmo nível. Davi demonstra amizade, amor e aliança com Jônatas, mas nunca no nível de dependência de alma que Jônatas teve para com ele.

O vício em apegos emocionais reflete e revela o adolescente que vive dentro de nós. O quanto ainda somos imaturos emocionalmente.

Recebendo a Libertação

Hoje Deus quer nos amadurecer emocionalmente. Não devemos ser amigos de quem nos faz mal. Deus vai te dar inteligência emocional para fazer uma seleção criteriosa das pessoas que convivem com você. Você tem amigos que você sabe que não fazem bem para você, mas você continua no relacionamento por que está viciado nesse relacionamento?

A nossa alma está cheia de apegos desnecessários. Mas hoje peça que Deus revele a você qual é o apego emocional viciante de que você precisa ser liberto.

Hoje vamos tirar os apegos viciantes e voltar a nos apegar em Deus. E vamos ser apegados com a família, com o cônjuge, com os filhos, de forma correta. Com os amigos, com os discípulos e discipuladores de forma correta. Existem apegos corretos que nos beneficiam, mas existem apegos doentios que nos levam a mendigar amor e negociar nossos princípios e valores.

 

Fonte: MIR

 

 

 

Veja Também